(11) 94232-8057
(11) 3817-5550
contato@alchemypet.com.br

Exames Exclusivos

Nossos testes imunoenzimáticos baseiam-se na técnica de ELISA (do inglês, Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). Todos os ensaios foram totalmente otimizados, de acordo com a faixa de linearidade de diluição, efeito de matriz, precisão e exatidão inter e intraensaio. Além disso, cada teste foi validado e a estabilidade verificada. Os kits são fabricados pelos nossos colaboradores e os testes de certificação de qualidade são validados internamente pelo nosso laboratório. O uso dessa abordagem nos permite ter um controle rígido sobre nossos testes, permitindo assim fornecermos uma entrega de solução rápida e eficaz.

TIMIDINA KINASE 1 (TK-1)

A utilização da proteína TK-1 como um biomarcador tumoral teve início na década de 70. A TK-1 é uma enzima envolvida na síntese de ácidos nucleicos e é, portanto, considerada um importante marcador de proliferação tumoral.

A divisão celular desregulada (mitose) das células tumorais pode gerar eventos catastróficos, resultando em necrose e liberação do conteúdo do DNA (ácidos nucleicos). A enzima TK-1 recaptura a timidina exógena para reutilização na síntese de novos DNA, aumentando assim a atividade proliferativa da célula tumoral com desregulação do ciclo celular.

Inúmeros artigos científicos relataram que o aumento na atividade da TK-1 ocorre em uma ampla gama de tumores hematológicos e sólidos, incluindo: linfoma, leucemia, mieloma múltiplo, câncer de mama, câncer de próstata e pulmão de pequenas células e melanoma. Observou-se ainda um aumento característico desta enzima (juntamente com outras proteínas inflamatórias de fase aguda) seis meses antes do animal apresentar qualquer sintomatologia clínica ou massa tumoral, com 82% de sensibilidade e 91% de especificidade. Dessa forma, estas novas ferramentas auxiliarão o médico veterinário a obter um diagnóstico preditivo (precoce) da patologia, podendo aumentar assim a sobrevida total dos pacientes.

Além disso, este biomarcador poderá ser monitorado durante o processo de quimioterapia e após o tratamento, onde seu aumento correlaciona-se com o grau de agressividade do tumor e sua diminuição ou retorno ao nível normal está relacionado com o sucesso do tratamento. Desta forma, a eficácia do tratamento e a recidiva da doença pode ser monitorada pela dosagem sérica deste importante biomarcador.

HAPTOGLOBINA (HP), PROTEÍNA C REATIVA (PCR) E ALFA 1 GLICO-PROTEINA ÁCIDA (AGP-1)

Os marcadores Hp, PCR e AGP-1 são proteínas de fase aguda (PFA), cuja concentração sérica aumenta em processos inflamatórios. Estas proteínas são indicadores precoces e confiáveis de inflamação, bem como outros processos patológicos (incluindo malignidades em cães e gatos), tais como: linfoma, mieloma múltiplo, leucemia felina, câncer pancreático, melanoma, carcinoma de células escamosas e câncer colorretal.

Especialmente em felinos, a AGP-1 é uma das principais PFA que, em processos malignos como leucemia, ou em processos inflamatórios agudos/crônicos, pode elevar sua concentração sérica cerca de 1000 vezes aos níveis basais.  A utilização destes parâmetros deve ser incluída no monitoramento de cães e gatos, como marcadores diferenciais para avaliação de neoplasias ou processos inflamatórios agudos.

MUCOPROTEÍNA

Este biomarcador é uma glicoproteína inflamatória composta primariamente de mucopolissacarídeos, um constituinte importante da membrana celular e da arquitetura de diferentes órgãos, como o fígado.

Sua concentração aumenta ou diminui como resposta a estímulos inflamatórios sépticos e assépticos, agudos e crônicos, assim como neoplasias.

Vários estudos observaram um aumento das mucoproteínas séricas em muitos pacientes com carcinoma hepatocelular (confirmados por biópsia).

CANINE LYMPHOMA BLOOD TEST (cLBT)

Nossos laboratórios parceiros do Reino Unido, a Avacta Animal Health e a Universidade de Leicester, desenvolveram um algoritmo multivariado com base em um banco de dados de amostras (pacientes com linfoma), utilizando os níveis relativos de PCR e Hp, a idade, o sexo e a presença de linfadenopatia. Todas as amostras no banco de dados foram confirmadas como positivas por citologia ou histopatologia e todas as amostras negativas foram confirmadas como livres da doença por um período mínimo de 6 meses. 

A AlchemyPet, em conjunto com a Avacta Animal Health, realiza com exclusividade no Brasil o teste de linfoma canino, que combina a quantificação sérica da PCR e Hp  e o algoritmo analítico que auxilia no diagnóstico, remissão e resposta ao tratamento. 

Benefícios do cLBT

Um simples exame de sangue que pode auxiliar no diagnóstico do linfoma canino com alta precisão. O diagnóstico e o prognóstico são determinados em conjunto, independente do fenótipo, utilizado como indicador de prognóstico após quimioterapia.

Além disso, pode ser realizado como check-up de rotina menos invasivo que a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), diferenciando linfadenopatia benigna e linfoma maligno.

Ideal como uma alternativa para diagnósticos inconclusivos de PAAF.

Saiba mais: http://www.avactaanimalhealth.com/test-information-2/performance/

1
Olá,
Como podemos ajudar?
Powered by